SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DO SENHOR

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 08:20

28 de maio de 2017
 – VII Domingo da Páscoa -Ano A –
SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DO SENHOR



LEITURA I – Actos 1,1-11
Leitura dos Actos dos Apóstolos
No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado ao Céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera. Foi também a eles que, depois da sua paixão, Se apresentou vivo com muitas provas, aparecendo lhes durante quarenta dias e falando lhes do reino de Deus. Um dia em que estava com eles à mesa, mandou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, «do Qual disse Ele Me ouvistes falar. Na verdade, João baptizou com água; vós, porém, sereis baptizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias». Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?» Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra». Dito isto, elevou Se à vista deles e uma nuvem escondeu O a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram se lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 46 (47)
Refrão 1:  Ergue-Se Deus, o Senhor,
em júbilo e ao som da trombeta.
 Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,
porque o Senhor, o Altíssimo, é terrível,
o Rei soberano de toda a terra.

Deus subiu entre aclamações,
o Senhor subiu ao som da trombeta.
Cantai hinos a Deus, cantai,
cantai hinos ao nosso Rei, cantai.

Deus é Rei do universo:
cantai os hinos mais belos.
Deus reina sobre os povos,
Deus está sentado no seu trono sagrado.

LEITURA II – Ef 1,17-23
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios
Irmãos: O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de luz para O conhecerdes plenamente e ilumine os olhos do vosso coração, para compreenderdes a esperança a que fostes chamados, os tesouros de glória que encerra a sua herança entre os santos e a incomensurável grandeza que representa o seu poder para nós os crentes. Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, que Ele ressuscitou dos mortos e colocou à sua direita nos Céus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania, acima de todo o nome que é pronunciado, não só neste mundo, mas também no mundo que há de vir. Tudo submeteu aos seus pés e pô 1’O acima de todas as coisas como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos.
Palavra do Senhor
EVANGELHO – Mt 28,16-20
Conclusão do santo Evangelho segundo São Mateus.
Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou Se e disse- lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».
Palavra da salvação.
Reflexão:
A Festa da Ascensão de Jesus ao Céu, que hoje celebramos, sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Sugere também que, a partir desse dia, somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o Seu projecto de libertação e salvação para todos.

1.—O acontecimento que celebramos hoje é a exaltação de Jesus como Filho predileto do Pai, agora já sentado à direita de Deus. Exaltação e glória, depois da terrível humilhação da paixão e morte, nas quais se rebaixou Jesus Cristo, Nosso Senhor, até ao extremo, por nós e pela nossa salvação.

2.---É também o nosso grande Dia da Esperança: depois dos contratempos e dificuldades desta vida, depois da humilhação da morte e da decomposição deste corpo com o qual temos tantos cuidados (descuidando muitas vezes, quase sempre, a nossa alma), entraremos com Jesus na glória, se não nos afastarmos d’Ele, agora.

3.---Hoje é também o dia da exaltação dos grandes valores que Jesus viveu e ensinou, face aos contravalores terrenos e mundanos Os valores da alma, do espírito. Os valores religiosos, os valores éticos e morais, em oposição aos valores do prazer, da vaidade e do dinheiro.

4.---Hoje é o dia em que a Igreja de Cristo, na pessoa dos Apóstolos, recebeu o mandato de contInuar no mundo a obra de Jesus, ou seja, levar a todas as nações do mundo, a sua mensagem de Amor e os seus Sacramentos de Salvação.
           
5.----Hoje, celebra-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais (imprensa, rádio, tv e redes sociais), com o lema “Dar boas notícias”, ou seja, servirmo-nos de todos esses meios para difundirmos o Bem e a Verdade. No fundo, no fundo, a Mensagem de Jesus.

6.--- Jesus partiu para junto do Pai, foi preparar um lugar para todos os que O seguirem com dedicação e amor, mas não nos deixou sozinhos no meio do mundo: Ele disse que estaria sempre com os Seus discípulos, “até ao fim dos tempos”, o que quer dizer que Jesus ressuscitado estará sempre com a sua Igreja, acompanhando a comunidade dos discípulos na sua marcha pela história, ajudando-a a superar as crises e as dificuldades da caminhada. Está connosco pelo Seu Espírito. Está connosco na pessoa dos nossos Pastores. Está connosco na Sua Palavra. Está connosco na Santa Eucaristia e nos demais Sacramentos que nos purificam e salvam.

7.---Então, vivamos todos guiados pela Fé e iluminados pela Esperança, no exercício contínuo da Caridade. Como diz o Papa Francisco, “com os pés na terra, mas com o coração no Céu”.  

Comments:

There are 0 comentários for SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DO SENHOR

Enviar um comentário