O EVANGELHO DO DIA (16.02.18)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 12:31

16.Fevereiro.18
O EVANGELHO DO DIA
Naquele tempo, os discípulos de João Baptista foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Por que motivo nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?».
Jesus respondeu-lhes: «Podem os companheiros do esposo ficar de luto, enquanto o esposo estiver com eles? Dias virão em que o esposo lhes será tirado: nesses dias jejuarão.




COMENTÁRIO
Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.
A festa de Páscoa tem a particularidade de que toda a Igreja se alegra por causa do perdão dos pecados. Esse perdão se realiza não somente naqueles que renascem pelo batismo, mas também naqueles que formam já parte da comunidade dos filhos adotivos de Deus. É verdade que, principalmente pelo banho de um novo nascimento, somos regenerados como homens novos. Contudo, convém a todos nós nos renovarmos diariamente para combater a deterioração de nossa condição mortal e, nas etapas de nosso progresso, não há ninguém que não tenha que caminhar sempre rumo a uma maior perfeição. Todos devemos nos esforçar para que no dia da redenção ninguém permaneça nos vícios de outros tempos. O que cada cristão deve fazer em todo momento, caríssimos, deve fazê-lo agora com maior empenho e com ainda maior generosidade. Assim cumpriremos o jejum de quarenta dias instituído pelos apóstolos, nem tanto reduzindo nosso alimento, mas, sobretudo, guardando abstinência de nossos pecados. Não há nada mais proveitoso que unir aos jejuns razoáveis dos santos a prática da esmola. Sob o nome das obras de misericórdia, a esmola engloba boas ações dignas de elogio, e assim, as almas de todos os fiéis podem se unir num mesmo mérito, seja qual for a desigualdade de sua condição e de seus recursos.
São Leão Magno
Papa (†461).

Comments:

There are 0 comentários for O EVANGELHO DO DIA (16.02.18)

Enviar um comentário