O EVANGELHO DO DIA (19.06.18)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 04:43

19.Junho.18
O EVANGELHO DO DIA

Evangelho segundo S. Mateus 5,43-48.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo".
Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos.
Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos?
E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?
Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».



COMENTÁRIO

Santo Hilário (c. 315-367)
bispo de Poitiers, doutor da Igreja

«Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito»

«Ouvistes que foi dito: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo"». Com efeito, a Lei exigia o amor ao próximo, mas permitia odiar o inimigo. A fé, pelo contrário, prescreve o amor aos inimigos e, através do sentimento universal da caridade, destrói os movimentos de violência que há no espírito do homem, não apenas impedindo a cólera de se vingar, mas apaziguando-a até nos fazer amar aquele que não tem razão.

Amar os que nos amam é próprio dos pagãos: toda a gente gosta de quem gosta de si. Mas Cristo chama-nos a viver como filhos de Deus e a imitar Aquele que, pelo advento do seu Cristo, concede, tanto aos bons, como aos culpados, o sol e a chuva nos sacramentos do Baptismo e do Espírito. Forma-nos assim para a vida perfeita através deste laço de bondade para com todos, chamando-nos a imitar o Pai do Céu, que é perfeito.

Textos: EVANGELIZAR
Imagem: Deus não se vinga. Apesar nas nossas infidelidades e ofensas ao Seu Amor, Ele continua a dar-nos a terra, a chuva, o ar, as flores e os frutos. Neste caso, as cerejas. Não abusemos da Sua Bondade.

Comments:

There are 0 comentários for O EVANGELHO DO DIA (19.06.18)

Enviar um comentário