PALAVRAS DE DEUS (Domingo 11º do tempo Comum -ano B)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 14:42


– 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B
- 17 de Junho de 2018 -


LEITURA I – Ez 17, 22-24
Leitura da profecia de Ezequiel
Eis o que diz o Senhor Deus: «Do cimo do cedro frondoso, dos seus ramos mais altos, Eu próprio arrancarei um ramo novo e vou plantá-lo num monte muito alto. Na excelsa montanha de Israel o plantarei e ele lançará ramos e dará frutos e tornar-se-á um cedro majestoso. Nele farão ninho todas as aves, toda a espécie de pássaros habitará à sombra dos seus ramos. E todas as árvores do campo hão-de saber que Eu sou o Senhor; humilho a árvore elevada e elevo a árvore modesta, faço secar a árvore verde e reverdeço a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 91 (92)
Refrão: É bom louvar-Vos, Senhor.

É bom louvar o Senhor
e cantar salmos ao vosso nome, ó Altíssimo,
proclamar pela manhã a vossa bondade
e durante a noite a vossa fidelidade.

O justo florescerá como a palmeira,
crescerá como o cedro do Líbano;
plantado na casa do Senhor,
florescerá nos átrios do nosso Deus.

Mesmo na velhice dará o seu fruto,
cheio de seiva e de vigor,
para proclamar que o Senhor é justo:
n’Ele, que é o meu refúgio, não há iniquidade.

LEITURA II – 2 Cor 5, 6-10
Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos: Nós estamos sempre cheios de confiança, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo,
vivemos como exilados, longe do Senhor, pois caminhamos à luz da fé e não da visão clara. E com esta confiança, preferíamos exilar-nos do corpo, para irmos habitar junto do Senhor. Por isso nos empenhamos em ser-Lhe agradáveis, quer continuemos a habitar no corpo, quer tenhamos de sair dele. Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que receba cada qual o que tiver merecido, enquanto esteve no corpo, quer o bem, quer o mal.
Palavra do Senhor.
EVANGELHO – Mc 4, 26-34
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra.
Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita». Jesus dizia ainda: «A que havemos de comparar o reino de Deus?
Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer, e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra». Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos.
Palavra da Salvação.
REFLEXÃO:
Na passada 5ª feira, foi publicado pela Santa Sé o “Anuário Católico” da Igreja no mundo. Por esse documento, ficamos a saber que, no ano passado, houve um aumento de 1,1% de católicos.
O maior crescimento aconteceu na África e o menor crescimento foi na Europa. O mesmo documento anota uma diminuição grande de sacerdotes, de religiosas e de seminaristas, precisamente aqui na Europa.

1.---As Palavras de Deus proclamadas neste Domingo trazem-nos uma mensagem de Fé e de Esperança.

2.----A Fé é-nos apresentada como uma sementinha que é semeada na terra e, depois, a pouco e pouco, vai crescendo, crescendo, até se tornar um pequeno arbusto ou um árvore gigantesca, que dão saúde, sombra e alegria a quem vive à beira deles, e abrigo e acolhimento às aves que as procuram. Assim aconteceu na expansão do cristianismo. A pouco e pouco, sem nenhuma revolução, o conhecimento de Jesus e da Sua mensagem chegou a toda a parte do mundo e influenciou os destinos da história e o modo de viver de inúmeras gerações.

2.---Essa sementinha da Fé foi semeada em cada um de nós, como Dom de Deus, no momento do nosso Baptismo. A partir desse dia, sem nós darmos conta disso, a Fé foi crescendo em nós, com o exemplo e as palavras dos nossos pais e dos nossos avós, dos nossos sacerdotes, dos nossos catequistas, e das nossas comunidades cristãs.  Feliz de quem semeia, e de quem cuida da sementeira, com alegria, com amor e com esperança.

3.---Como qualquer outra semente, para crescer e crescer sempre, a fé tem de ser cuidada, protegida, e alimentada, senão morre. Alimentamos a fé com a oração, com a escuta da Palavras de Deus, e com a recepção fervorosa dos Santos Sacramentos, sobretudo com a Santa Eucaristia, em que recebemos, primeiro a Palavra de Deus, e depois o Corpo e o Sangue de Jesus pela Sagrada Comunhão.

4.----Como reza o Anuário Católico, aqui na Europa, temos vindo a assistir ao abandono das igrejas onde se alimenta a Fé. Temos vindo a assistir à deserção e ao desinteresse de muitos cristãos da vida da Fé e no seguimento de Jesus. E temos vindo a verificar o afastamento das pessoas dos verdadeiros valores que fazem as pessoas verdadeiramente felizes. Todos vamos dizendo que o mundo está um caos, onde não há regras nem valores, mas onde apenas são regras o egoísmo e as liberdades de cada um.

5.----No meio deste ambiente, muitos desanimam e desistem de trabalhar pelo reino de Deus, o que não está certo: primeiro, porque não é tanto assim. Se há muita gente a desertar, e muita gente a afastar os outros, com os seus maus conselhos e com os seus maus e xemplos, há muita gente a servir a Deus e a dedicar-se ao próximo, com uma fé profunda e uma dedicação notável, como talvez nunca tenha havido; segundo, porque o Espírito de Deus está entre nós, e continua a lançar a semente da Fé no mundo, e fazê-la crescer, sem nós darmos por isso. A razão é a seguinte: enquanto o mal é barulhento e espectacular, o bem é silencioso e discreto. Não anda a exibir-se nas televisões.

6.----O que nós temos que fazer e que Deus espera de nós, em nossa casa e à nossa volta, é comprometermo-nos com este trabalho do divino semeador: lançarmos também nós a boa semente à terra, pela palavra e sobretudo pelo nosso testemunho de vida. E não desanimarmos nem desesperarmos se não virmos logo o fruto do nosso esforço, ou se os vendavais forem destruindo a obra em que púnhamos a nossa esperança.
O que lemos na primeira leitura, é que o Senhor virá, colherá um ramo da árvore derrubada e plantá-la-á de forma a que ele cresça e se torne um cedro majestoso. Sozinhos nunca poderíamos fazer crescer a árvore, mas, com a Graça de Deus, o nosso esforço dará frutos a seu tempo.

7.----Vamos pois, como nos diz S. Paulo na epístola que lemos hoje, caminhar com confiança sobre os passos do Senhor, comprometendo-nos no Seu projeto, pois só Ele pode transformar o mundo.

8.----A Eucaristia que recebemos é também uma pequena/grande semente de vida que o Senhor lança no nosso coração. Se a acolhermos com fé e alegria, pelo menos no Dia do Senhor, ela há-de crescer e transformar-nos, de forma a que, no fim desta vida passageira, sejamos o homem novo que entra na Vida Nova.

9. ---Peçamos ao Senhor nos dê sempre a vontade de recorrer às fontes que alimentam a nossa Fé e a nunca desistirmos de semear a mensagem de Jesus por todo o lado, a começar pela nossa casa, pela nossa família, pela nossa paróquia.

Comments:

There are 0 comentários for PALAVRAS DE DEUS (Domingo 11º do tempo Comum -ano B)

Enviar um comentário