O EVANGELHO DO DIA (12.07.19)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 03:35

12.07.19
O EVANGELHO DIA

Evangelho segundo São Mateus 10,16-23.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Tende cuidado com os homens: hão de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas.
Por minha causa, sereis levados à presença de governadores e reis, para dar testemunho diante deles e das nações.
Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer, porque nessa altura vos será sugerido o que deveis dizer;
porque não sereis vós a falar, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós.
O irmão entregará à morte o irmão e o pai entregará o filho. Os filhos hão de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte.
E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do homem».



COMENTÁRIO
São Vicente de Paulo (1581-1660)
presbítero, fundador de comunidades religiosas

Quando disse aos apóstolos que os enviava como ovelhas para o meio dos lobos, Nosso Senhor disse-lhes que tinham de ser simultaneamente prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Depois acrescentou: «Tende cuidado com os homens: hão de entregar-vos aos tribunais [...]. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer». Fala primeiro da prudência e depois da simplicidade; a primeira é para irem como ovelhas para o meio dos lobos, onde corriam o risco de ser maltratados. «Portanto, sede prudentes» diz-lhes. Estai atentos, mas sede simples. «Tende cuidado com os homens»: cuidai de vós segundo a prudência; mas, se fordes levados à presença dos juízes, não vos preocupeis com o que haveis de dizer. 
É isto a simplicidade. Vede como Nosso Senhor une as duas virtudes, de forma que as pratiquemos nas mesmas ocasiões; recomenda-nos que as usemos igualmente e faz-nos ver que a prudência e a simplicidade ligam bem uma com a outra, quando são bem entendidas.

Fonte: E.Q.
Imagem: Deus quer que nós, os discípulos de Jesus, estejamos no mundo com a simplicidade de uma flor que vive e cresce discretamente da seiva viva que lhe vem de Cristo, e da sombra acolhedora que lhe vem da Igreja.

Comments:

There are 0 comentários for O EVANGELHO DO DIA (12.07.19)

Enviar um comentário