PALAVRAS DE DOMINGO (14.Julho.19)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 13:44



15º DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano C
-14 de julho de 2019-


LEITURA I Deut 30, 10-14
Leitura do Livro do Deuteronómio

Moisés falou ao povo, dizendo: «Escutarás a voz do Senhor, teu Deus,
cumprindo os seus preceitos e mandamentos que estão escritos no Livro da Lei, e converter-te-ás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma. Este mandamento que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcance. Não está no céu, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós subir ao céu, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’. Não está para além dos mares, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós transpor os mares, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’. Esta palavra está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em prática».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 68 (69)

Refrão: Os preceitos do Senhor alegram o coração.
A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma.
As ordens do Senhor são firmes
e dão sabedoria aos simples.

Os preceitos do Senhor são rectos
e alegram o coração.
Os mandamentos do Senhor são claros
e iluminam os olhos.

O temor do Senhor é puro
e permanece eternamente.
Os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são rectos.

São mais preciosos que o ouro,
o ouro mais fino;
são mais doces que o mel,
o puro mel dos favos.


LEITURA II Col 1, 15-20
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses

Cristo Jesus é a imagem de Deus invisível, o Primogénito de toda a criatura; porque n’Ele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, Tronos e Dominações, Principados e Potestades:
por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele é anterior a todas as coisas e n’Ele tudo subsiste. Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu corpo. Ele é o Princípio, o Primogénito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar.
Aprouve a Deus que n’Ele residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na terra e nos céus.
Palavra do Senhor.
EVANGELHO Lc 10, 25-37
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para receber como herança a vida eterna?». Jesus disse-lhe: «Que está escrito na Lei? Como lês tu?». Ele respondeu: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo». Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem. Faz isso e viverás». Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: «E quem é o meu próximo?». Jesus, tomando a palavra, disse:«Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores. Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio-morto. Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante. Do mesmo modo, um levita que vinha por aquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e, ao vê-lo, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao estalajadeiro e disse: ‘Trata bem dele; e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar’. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?». O doutor da lei respondeu: «O que teve compaixão dele». Disse-lhe Jesus: Então vai e faz o mesmo».
Palavra da salvação
REFLEXÃO:
Os textos da Escritura que acabamos de proclamar,  e que são proclamados em todas as eucaristias que se celebram hoje  no mundo, respondem à pergunta fundamental da nossa vida de crentes e de  cristãos.
- Mestre, que hei-de fazer para receber como herança a vida eterna? »

1.---O   escriba  que fez esta pergunta a Jesus,  sendo conhecedor das  santas escrituras e dos santos mandamentos, afinal até sabia a resposta. Quando Jesus lhe perguntou o que estava na Escritura e qual era a santa Lei de Deus, ele respondeu de imediato  -“Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças  e com o teu entendimento; e ao próximo como a  ti mesmo”.

2.---Ele sabia que, dos  10 mandamentos dados por Deus ao Seu Povo, os primeiros três mandam as pessoas adorar a Deus e amá-lo mais que tudo e acima de tudo e respeitar em cada semana o Dia Consagrado ao Culto do Senhor, e também sabia que os outros sete mandam as pessoas amar o seu próximo como a si mesmas.

3.---Assim sendo, como o homem sabia e estava certo, Jesus limitou-se a dizer que fizesse isso, e se salvaria, e iria para o Céu.

4.---Quanto a amar e adorar a Deus, porque é um só, o homem não tinha dúvidas. O mesmo não acontecia quanto ao próximo. Ele pensava que o próximo eram os familiares, os vizinhos, os amigos, os da sua religião. E foi então que Jesus o corrigiu, contando-lhe esta bela e edificante “história do bom samaritano”.

5.---Nem o  sacerdote nem o escriba – os homens da religião - sabiam quem era o próximo. Viram o homem roubado, ferido e caído, e nada fizeram por ele. Mas o homem da  Samaria, doutro povo e doutra religião, sabia. Sem perguntar quem era o homem, se era amigo ou inimigo, se era da sua ou de outra religião, desceu do cavalo, foi até ao homenzinho e tratou dele.

6. --- Com esta narrativa, Jesus ensinou-nos a todos quem é o próximo que Deus nos manda amar e que temos de ajudar. É toda e qualquer pessoa que estiver a precisar de nós, da nossa presença, da nossa atenção, do nosso conforto, da nossa ajuda. É esta a santa Lei de Deus. E Jesus disse que “quem ama o próximo cumpre a Lei”; e também disse que “não se pode amar a Deus sem se amar o próximo”.

7.----Nos caminhos da nossa vida, nas estradas por onde vamos, encontraremos, uma e outra vez, pessoas acidentadas, maltratadas, magoadas, desanimadas, abusadas, humilhadas,  abandonadas, com feridas no corpo e com feridas na alma, a precisar do nosso carinho, da nossa amizade, da nossa compreensão, do nosso apoio, da nossa fé, do nosso exemplo, do nosso conselho.  Há pessoas perdidas nas coisas desta vida e pessoas perdidas do caminho da salvação. Não podemos fingir que não vemos. Não podemos fechar os olhos às suas necessidades.

8.----Certamente, todos os que aqui nos encontramos, desejamos uma vida eterna para  sempre feliz, junto de Deus. Para isso fomos criados por Deus. Para isso sofreu e morreu Jesus.  Então, vivamos como bons crentes e como bons cristãos. Enquanto andarmos por cá, amemos a Deus acima de  tudo. Respeitemos o Dia que Lhe pertence, em cada semana. Respeitemos de igual modo todas as pessoas, não as ofendendo, não as abandonando,  não as prejudicando, mas antes, amando-as, acarinhando-as e prestando-lhe os cuidados e a ajuda que nos for possível. Para pecarmos, não é preciso fazer mal aos outros, como fez aquele salteador de estrada. Basta não lhe prestarmos auxílio,  como fizeram o levita e o sacerdote. E não esquecermos também, que o nosso próximo mais próximo, são os que estão à nossa porta ou moram debaixo do mesmo telhado.

9.--- Que Maria, a  Mãe carinhosa de Jesus, que tanto nos quer e tanto se preocupa connosco, nos ajude nesta vida a vivermos de acordo com a santa vontade de Deus, e nos leve na hora de partirmos para estarmos com Ela na felicidade eterna do Céu.


Comments:

There are 0 comentários for PALAVRAS DE DOMINGO (14.Julho.19)

Enviar um comentário