O EVANGELHO DO DIA (11.01.18)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 03:18

11. Janeiro. 18
O EVANGELHO DO DIA
Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me».
Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo».
No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo.
Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem:
«Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho».
Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.


COMENTÁRIO
Tomado de compaixão, Jesus estendeu a mão e o curou...
Num dia em que Francisco passeava a cavalo pela planície próxima de Assis, em seu caminho encontrou um leproso. Diante desse encontro inesperado, lhe acudiu um sentimento de intenso horror, mas lembrando-se da resolução que havia tomado em favor da vida perfeita e que, antes de tudo, devia vencer a si próprio caso desejasse chegar a ser um “soldado de Cristo”, apeou do cavalo para abraçar o infeliz. Este, que estendia sua mão para receber uma esmola, recebeu junto com o dinheiro, um beijo. Depois Francisco voltou a subir em seu cavalo. Sentiu, porém, vontade de olhar ao seu redor, mas já não viu mais o leproso. Cheio de alegria e admiração, se pôs a cantar louvores ao Senhor e, depois desse ato de generosidade, fez o propósito de não prolongar por mais tempo sua estadia naquele lugar. Foi então que se abandonou ao espírito de pobreza, ao gosto pela humildade e a seguir os impulsos de viver uma piedade profunda. Se antes, apenas a visão de um leproso o sacudia interiormente de horror, desde aquele momento se pôs a prestar-lhes todos os serviços possíveis, com uma despreocupação total para consigo próprio, sempre humilde e muito humano; e tudo isso o fazia pelo Cristo crucificado, a quem, segundo o profeta, consideramos leproso. Visitava-os amiúde de lhes dava esmolas; depois, movido pela compaixão, beijava afetuosamente suas mãos e seu rosto.

Autor do comentário: São Boaventura
Cardeal e doutor da Igreja (1221-1274).
Fonte: Aleteia

Comments:

There are 0 comentários for O EVANGELHO DO DIA (11.01.18)

Enviar um comentário