PALAVRAS DE DOMINGO (2.º Domingo da Quaresma - ano C)

Publicada por Correia Duarte | | Posted On at 11:42

 – 2º DOMINGO DA QUARESMA – Ano C

(13 de Março de 2022)



Leitura do Livro do Génesis
Naqueles dias, Deus levou Abrão para fora de casa e disse-lhe: «Olha para o céu e conta as estrelas, se as puderes contar». E acrescentou: «Assim será a tua descendência». Abrão acreditou no Senhor, o que lhe foi atribuído em conta de justiça. Disse-lhe Deus: «Eu sou o Senhor que te mandou sair de Ur dos caldeus, para te dar a posse desta terra». Abrão perguntou: «Senhor, meu Deus, como saberei que a vou possuir?» O Senhor respondeu-lhe: «Toma uma vitela de três anos, uma cabra de três anos e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho». Abrão foi buscar todos esses animais, cortou-os ao meio e pôs cada metade em frente da outra metade; mas não cortou as aves. Os abutres desceram sobre os cadáveres, mas Abrão pô-los em fuga. Ao pôr-do-sol, apoderou-se de Abrão um sono profundo, enquanto o assaltava um grande e escuro terror. Quando o sol desapareceu e caíram as trevas, um brasido fumegante e um archote de fogo passaram entre os animais cortados. Nesse dia, o Senhor estabeleceu com Abrão uma aliança, dizendo: «Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egipto até ao grande rio Eufrates».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 26 (27)
Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.
O Senhor é minha luz e salvação:
a quem hei-de temer?
O Senhor é protector da minha vida:
de quem hei-de ter medo?
Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica,
tende compaixão de mim e atendei-me.
Diz-me o coração: «Procurai a sua face».
A vossa face, Senhor, eu procuro.
Não escondais de mim o vosso rosto,
nem afasteis com ira o vosso servo.
Não me rejeiteis nem abandoneis,
meu Deus e meu Salvador.
Espero vir a contemplar a bondade do Senhor
na terra dos vivos.
Confia no Senhor, sê forte.
Tem coragem e confia no Senhor.
LEITURA II – Filip 3,17-4,1
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses
Irmãos: Sede meus imitadores e ponde os olhos naqueles que procedem segundo o modelo que tendes em nós.
Porque há muitos, de quem tenho falado várias vezes e agora falo a chorar, que procedem como inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição: têm por deus o ventre, orgulham-se da sua vergonha e só apreciam as coisas terrenas. Mas a nossa pátria está nos Céus, donde esperamos, como Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder que Ele tem de sujeitar a Si todo o universo. Portanto, meus amados e queridos irmãos, minha alegria e minha coroa, permanecei firmes no Senhor.
Palavra do Senhor.
EVANGELHO – Lc 9,28b-36
Evangelho de Nosso senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém.
Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Não sabia o que estava a dizer. Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem. Da nuvem saiu uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O». Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.
Palavra da Salvação
REFLEXÃO:
Temos vindo a assistir e a contemplar os gestos incontáveis de acolhimento às pessoas da Ucrânia que tiveram que fugir da guerra, só com a roupa do corpo e deixando tudo para trás.
Um destes dias, estava à procura de uma informação no twiter e encontrei esta bela frase na página do cardeal Ravasi: - “É fácil amar a humanidade. É fácil amar os que estão longe. Mais difícil amar os que estão à nossa porta, ou dentro da nossa casa”.
Vamos hoje tomar conhecimento resumido da mensagem do Papa para esta Quaresma. Diz o Papa:
1.---«A Quaresma é um tempo favorável de renovação pessoal e comunitária que nos conduz à Páscoa de Jesus Cristo, morto e ressuscitado. Aproveitemos o caminho quaresmal de 2022 para refletir sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas: «Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos».
2.---«Muitas vezes, na nossa vida, prevalecem a ganância e a soberba, o anseio de possuir, de acumular e de consumir, como se vê no homem insensato da parábola evangélica, que considerava assegurada e feliz a sua vida, pela grande colheita acumulada nos seus celeiros. A Quaresma convida-nos à conversão, a mudar a nossa mentalidade, de tal modo que a vida encontre a sua verdade e beleza, menos no possuir do que no dar, menos no acumular do que no semear o bem e partilhá-lo».
3.---«É precisamente semeando o bem à nossa volta que participamos na magnanimidade de Deus: Semear o bem para os outros liberta-nos das lógicas mesquinhas do lucro pessoal e confere à nossa atividade a respiração ampla da gratuidade, inserindo-nos no horizonte maravilhoso dos desígnios benfazejos de Deus».
4.---«Perante a amarga desilusão por tantos sonhos desfeitos, a inquietação com os desafios a enfrentar, o desconsolo pela pobreza de meios à disposição, a tentação é fecharmo-nos num egoísmo individualista e, à vista dos sofrimentos alheios, refugiarmo-nos na indiferença. A Quaresma chama-nos a repor a nossa fé e esperança no Senhor , pois só com o olhar fixo em Jesus ressuscitado, é que podemos acolher a exortação do Apóstolo: «Não nos cansemos de fazer o bem.»
5.---«Não nos cansemos de rezar. Não nos cansemos de extirpar o mal e o pecado da nossa vida. Possa o jejum corporal, a que nos chama a Quaresma, fortalecer o nosso espírito para o combate contra o pecado. Não nos cansemos de pedir perdão no sacramento da Confissão ou Reconciliação, sabendo que Deus nunca Se cansa de perdoar. Não nos cansemos de combater a concupiscência, fragilidade que nos inclina para o egoísmo e para todo o mal».
6.---«Durante esta Quaresma, exercitemo-nos na prática da esmola, dando com alegria. A Quaresma é um tempo propício para procurarmos, e não evitarmos quem passa necessidade; para nos aproximarmos de quem deseja atenção e precisa de uma boa palavra e para visitarmos quem sofre a solidão de viver só».
7.--«Neste tempo de conversão não nos cansemos pois de semear o bem. O jejum prepara o terreno, a oração rega, a caridade fecunda-o. Na fé, temos a certeza de que, a seu tempo, colheremos, se não tivermos esmorecido, e, com o dom da perseverança, obteremos os bens prometidos para salvação nossa e do próximo».
Concluamos esta mensagem, ligando-a às leituras deste dia:
8.---Na 2ª leitura, S. Paulo lembra-nos que este santo tempo é um tempo propício para deixarmos de ser “o homem velho que se comporta como inimigo da cruz de Cristo”. Homem velho, no dizer de S. Paulo, é aquela pessoa “que tem por deus o ventre, se orgulha da sua vergonha e só aprecia as coisas terrenas”. S. Paulo diz que o fim dessas pessoas é a perdição. Ao contrário, Deus quer que nos tornemos “o homem novo”, identificando-nos com Cristo, com a Sua mensagem e com o Seu exemplo.
7.---A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor que o Evangelho de hoje nos relata, lembra-nos que, através da penitência quaresmal, seguindo a Cristo na sua Paixão, chegaremos também nós à alegria da Sua Ressurreição gloriosa.
Assim seja, com a luz e a ajuda do Divino Espírito Santo.

Comments:

There are 0 comentários for PALAVRAS DE DOMINGO (2.º Domingo da Quaresma - ano C)

Enviar um comentário