Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 03:28

SANTO AMARO E A SUA CAPELA

SANTO AMARO: também é conhecido como São Mauro.
Nasceu na cidade de Roma, em 512, filho do senador Eutíquio. Manifestando o  desejo de seguir a vida religiosa, Amaro foi mandado por seu pai para o mosteiro de Subiaco juntamente com seu primo Plácido para aí crescerem e estudarem sob as orientações do Abade Bento de Núrsia. No mosteiro, Bento teve certo dia uma visão de que Plácido estaria a afogar-se num rio próximo. Bento então mandou Amaro acudir-lhe. Amaro, ao avistar o primo a afogar-se, caminhou miraculosamente sobre as águas do rio e salvou-o. Posteriormente, os três seriam canonizados pela Igreja Católica. S. Bento mandou Amaro para a França, no ano 543, para dirigir a abadia de Ganfeuil.
Santo Amaro morreu em 15 de janeiro de 584, data que se tornou o dia oficial de celebração do santo.
==================================================
ALGUMAS REFERÊNCIAS HISTÓRICAS SOBRE A CAPELA DE SANTO AMARO QUE DEU ORIGEM AO NOME DO LUGAR

 1---Em 1733, Frei Teodoro de Melo, nascido no Enxertado e religioso no Convento de Tomar, escreveu o seguinte:
      As ermidas da freguesia de Anreade são as de Santo Amaro, no sítio do nome do mesmo santo, onde,  no seu mesmo dia, se faz uma feira cada ano, e a cuja fábrica aquela comenda da Ordem de Cristo está obrigada, e a mesma ermida bem o mostra arruinada, nem pode duvidar-se; porque todas ou quase semelhantes estão com pouca decência e menos bem veneradas, descuido de que na última hora darão estreitas contas os comendadores da Comenda, os bispos e os párocos".
2) ---Em 1743, Luís Cardoso escrevia, em Lisboa, o seguinte: "No sítio de Anreade, onde estava a Câmara do Concelho (de Aregos), havia uma cadeia para homens e mulheres e, de fronte, ficava um rossio (= um largo, uma praça), onde se fazia uma feira em dia de Santo Amaro"

3) Em 1758, num inquérito feito por ordem do rei D. José a todos os párocos do reino, à pergunta “Se a freguesia tem algumas ermidas, e de que santos, e se estão dentro, ou fora de lugar, a quem pertencem”, o senhor padre que então era reitor da freguesia, Pe. João de Paiva, a respeito da de Santo Amaro, respondeu assim:
            "Tem seis ermidas, entre as quais, a chamada de Santo Amaro das Caldas (a) no meio de Anreade, só que nesta já não existe a imagem do mesmo santo nem nela se diz já Missa por estar a maior parte dela caída por terra, sem que o Ex.mo Conde de S. Miguel (b) a queira reedificar  sendo senhor dela como Comendador da Comenda de S. Miguel de Anreade da Ordem de Cristo, (c) não obstante ser a dita imagem  antigamente tão milagrosa e tão venerada pelos fiéis, ainda de partes bem longínquas, que se diz saíam da sua dita Ermida,  pernas e braços de cera, insígnias dos prodígios que o Santo obrava, às cargas, por não caberem dentro dela".______________________________________________
NOTAS:
a) --Santo Amaro das Caldas: era certamente assim que era conhecido o santo na região, para se distinguir de outras imagens veneradas em outros lugares. Não era das Caldas, mas de Anreade.
b) --Conde de S. Miguel: O primeiro Conde de S. Miguel, nascido em Lisboa em 1627, foi Francisco Nunes Álvares Botelho. Foi comendador de várias comendas da Ordem de Cristo, entre elas a de Anreade, instituida em meados do século XVI por pedido do rei ao Santo Padre.
c) --Comenda: Benefício atribuido a um mosteiro ou ordem militar, que consistia numa renda a pagar por uma igreja. Neste caso, a de Anreade.    
==============================================
RAZÃO DESTA GRANDE DEVOÇÃO A SANTO AMARO:
A igreja de S. Miguel de Anreade, em 13 de Setembro de 1099, foi doada por vários irmãos a quem a mesma pertencia, ao Mosteiro de Alpendurada, que era da Ordem de S. Bento. É natural que os frades dessa Ordem difundissem pois aqui a devoção a um santo que fora dos primeiros monges da Ordem e que tanto honrava a mesma Ordem.
RAZÃO DO NOME DO LUGAR
Existindo nesse lugar a Capela de S. Amaro, facilmente se passou o nome do santo para o nome da aldeia onde a capela se encontrava.
RAZÃO DO NICHO ATUAL   
Tendo conhecimento do que agora se escreveu, duas iniciativas foram já tomadas para marcar o fato e lembrar a História: primeiro, o senhor Pinto dos Santos ergueu na sua Casa de Fundo de Aldeia uma capela particular dedicada a S. Amaro; agora, o senhor Manuel Rosário e os seus irmãos, residentes em Sintra, todos nascidos no lugar de Santo Amaro, quiseram erguer este Nicho e implantar nele uma belíssima  imagem de Santo Amaro, que se pode ver ao cimo desta nota histórica.        
Anreade, 19 de Agosto de 2011
O Pároco: Pe. Joaquim Correia Duarte
==============================================
LIVROS ONDE SE ENCONTRAM ESTAS INFORMAÇÔES:
-Duarte. J. Correia -RESENDE E A SUA HISTÓRIA: AS FREGUESIAS, 2º Volume.
-DUARTE, J. Correia - RESENDE NA IDADE MÉDIA
-DUARTE, J. Correia - RESENDE NO SÉCULO XVIII

Comments:

There are 0 comentários for

Enviar um comentário