VIVER A FÉ CRISTÃ NA FAMÍLIA

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 09:07






VIVER A FÉ NA IGREJA DOMÉSTICA: A FAMÍLIA

Todos nascemos numa família e todos somos profundamente influenciados pela vivência em família. 

É na família que se vivem, talvez, as maiores alegrias e os mais profundos sofrimentos. Tecem-se la
ços, cumplicidades, mas existem ruturas, abandonos e quebras de promessas. É-se cuidado e aprende-se a cuidar. Ouvimos e somos ouvidos. Descobrem-se diferenças por vezes dolorosas e difíceis de superar. Surgem conflitos e rivalidades. Mas é igualmente terreno propício ao perdão e ao recomeço. As doenças, perdas, morte causam grande sofrimento. Conhece-se a solidão. Celebrar e comemorar datas significativas faz experimentar a comunhão e torna presentes os ausentes, mantendo vivo o sentido da cadeia em que estamos inseridos, com todos os que já viveram antes de nós até aos que ainda virão muito depois de partirmos.

O psicanalista Donald Meltzer sintetizou as funções que a família deve desempenhar: gerar o amor, promover a esperança, conter o sofrimento e ensinar a pensar. Para as famílias que procuram viver segundo o espírito de Jesus, penso que estas funções remetem para a Boa Nova que Ele nos trouxe:
Proclamou que Deus é Amor e deu-nos como mandamento que nos amemos uns aos outros.
Fez brotar a esperança junto daqueles que padeciam no corpo e no espírito e, ao ressuscitar, venceu a morte para sempre.

Ensinou-nos a pensar no que realmente importa. Lutou contra todas as formas de sofrimento e apontou o caminho da verdadeira liberdade.

Como diz Emília Leitão: «Jesus tinha a capacidade de dialogar com as pessoas. Não disse a Zaqueu que estava tudo bem… dialogou com ele, fez perguntas… a partir do que era a sua vida, levou-o a mudar».

A procura de sentido para os acontecimentos, a atenção aos sinais que a vida vai dando e a tentativa de os ler à luz da mensagem de Jesus são dimensões importantes da família enquanto Igreja Doméstica. Mas a Igreja Doméstica não pode ficar fechada sobre si mesma. Jesus remete sempre para mais. Desinstala-nos. Convoca-nos. Convida-nos e conduz-nos à hospitalidade, a abrir portas e janelas do coração e da casa. Precisamos dos outros, os outros precisam de nós. Fazer nossas as alegrias e as tristezas mesmo dos que não conhecemos. 


Descobrir que pertencemos à grande família dos filhos de Deus. À Igreja Universal. Precisamos de ter um  coração alargado. E de ter a certeza de que Deus está em cada um e está em todos.

No Catecismo da Igreja Católica afirma-se: «a Igreja é casa e família para todos, especialmente para quantos estão cansados e oprimidos»

Comments:

There are 0 comentários for VIVER A FÉ CRISTÃ NA FAMÍLIA

Enviar um comentário