PALAVRAS DE DEUS ( II Domingo da Quaresma - ano A)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 11:49

II DOMINGO DA QUARESMA – ANO A
– 12 de Março de 2017--

LEITURA I – Gen 12,1-4
Leitura do Livro do Génesis
Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; engrandecerei o teu nome e serás uma bênção. Abençoarei a quem te abençoar, amaldiçoarei a quem te amaldiçoar; por ti serão abençoadas todas as nações da terra». Abrão partiu, como o Senhor lhe tinha ordenado.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL – SALMO 32 (33)
Refrão 1: Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia.

A palavra do Senhor é recta,
na fidelidade nascem as suas obras.
Ele ama a justiça e a rectidão:
a terra está cheia da bondade do Senhor.

Os olhos do Senhor estão voltados para os que O temem,
para os que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas
e os alimentar no tempo da fome.

A nossa alma espera o Senhor:
Ele é o nosso amparo e protector.
Venha sobre nós a vossa bondade
porque em Vós esperamos, Senhor.

LEITURA II – 2 Tim 1,8b-10
Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo
Caríssimo: Sofre comigo pelo Evangelho, apoiado na força de Deus. Ele salvou-nos e chamou-nos à santidade, não em virtude das nossas obras, mas do seu próprio desígnio e da sua graça. Esta graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, desde toda a eternidade manifestou-se agora pelo aparecimento de Cristo Jesus, nosso Salvador, que destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade, por meio do Evangelho.
Palavra do Senhor.
 EVANGELHO – Mt 17,1-9
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão e levou os, em particular, a um alto monte e transfigurou Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés a outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra a assustaram se muito. Então Jesus aproximou se e, tocando os, disse: «Levantai vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».
Palavra da Salvação.
REFLEXÃO:
No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus indica o caminho que o verdadeiro discípulo de Cristo deve seguir: o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projectos, e da obediência total e radical aos planos do Pai.

1.---A primeira leitura apresenta-nos a figura de Abraão. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que sabe ler os seus sinais, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com uma obediência exemplar, e com um entrega absoluta e confiada. Ele é o modelo do crente que acolhe o projecto de Deus e o segue sem subterfúgios e sem calculismos.

2.---Na segunda leitura, há um apelo aos seguidores de Jesus, no sentido de que sejam, de forma generosa e empenhada, as testemunhas do projecto de Deus no mundo.
 O texto proclamado é uma exortação de Paulo a Timóteo, convidando-o a superar a sua juventude, a vencer a sua timidez e a ser um modelo de fidelidade e de fortaleza no testemunho da fé, sejam quais forem as dificuldades.
3.----O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus - o Filho amado de Deus - que vai concretizar o seu projecto libertador em favor dos homens, através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz sem palavras
- A entrega da vida não conduz ao fracasso, mas antes à vida plena e verdadeira.
Esta apresentação tem como destinatários os discípulos de Jesus - um grupo desanimado e frustrado porque, no horizonte próximo do seu líder, está a cruz. Cruz que o Mestre levará com fidelidade, generosidade e amor, pedindo aos seus discípulos que aceitem percorrer um caminho semelhante. Caminho de dor e sofrimento que aponta para a ressurreição, aqui anunciada pela glória de Deus que se manifesta em Jesus, pelas vestes resplandecentes. Jesus pretende mostrar-lhes que a cruz não será a palavra final, pois no fim do caminho de Jesus (e, consequentemente, dos discípulos que seguirem Jesus) está a ressurreição, a vida plena, a vitória sobre a morte.
4.--- Este encontro tão especial com Jesus marcou para sempre os apóstolos Pedro, Tiago e João, que viriam a ser as “colunas” da Igreja. Eles precisaram deste encontro com Jesus elevado no alto e resplandecente de luz e de beleza, já que, passados dias ou meses, estariam com Jesus no Jardim das Oliveiras, a ver Jesus ser preso e maltratado, para logo a seguir ser torturado e condenado à morte, e isso seria para eles uma total desilusão.
5.----Também nós temos necessidade de ter um encontro pessoal com Jesus que nos marque para sempre. O senhor Bispo de Aveiro disse na 5ª feira que “não há vida cristã sem a descoberta pessoal de Cristo”. Como O podemos  seguir, se não O  conhecemos a Ele, nem os caminhos que Ele seguiu, nem os passos que Ele correu? Tal encontro acontece em momentos de oração, de meditação e de silêncio, e, acima de tudo, na Santa Eucaristia, se a celebramos com verdadeiro amor e com empenhada devoção. Só assim ganharemos uma fé capaz de compreender as agonias da vida e os silêncios de Deus, e uma esperança capaz de nos fornecer a alegria e a beleza da nossa vida cristã. Foram encontros desses que fizeram os grandes profetas e os grandes santos.
6.----Como podemos nós fazer da nossa vida uma estrada de luz que nos leva até à Páscoa? A resposta é oferecida pela voz que veio do alto: “Este é o meu Filho, escutai-o”. O primeiro passo para se ser contagiado pela beleza de Deus é a escuta. É dar tempo e coração ao seu Evangelho.


Comments:

There are 0 comentários for PALAVRAS DE DEUS ( II Domingo da Quaresma - ano A)

Enviar um comentário