VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. MIGUEL DE ANREADE

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 09:24

NOTÍCIA DA VISITA PASTORAL PUBLICADA NO JORNAL
 “VOZ DE LAMEGO”

VISITA PASTORAL DE SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA, O SENHOR BISPO DE LAMEGO, D. ANTÓNIO JOSÉ DA ROCHA COUTO, À PARÓQUIA DE S. MIGUEL DE ANREADE, DA ZONA PASTORAL DE RESENDE.

Quero com esta visita pastoral, dar o meu contributo para que todos possam verdadeiramente sentir a alegria de Evangelizar.
(excerto da mensagem de D. António Couto às comunidades da zona pastoral de Resende)

NOTA:
Quem  desejar ver mais fotos de reportagem das celebrações, abra a página da paróquia no facebook, no seguinte endereço: www.facebook.com/paroquiadeanreade



Nos dias 17, 18 e 19 de Março, a paróquia de S. Miguel de Anreade recebeu, com muita alegria, a Visita Pastoral de Sua Excelência Reverendíssima, o  Senhor Bispo D. António José da Rocha Couto, venerando Bispo da Diocese de Lamego.

No espírito da mensagem cujo excerto foi acima transcrito e depois de uma preparação próxima de toda a comunidade paroquial de S. Miguel de Anreade, esta visita, inserida num calendário de visitas pastorais às paróquias da Zona Pastoral de Resende e com um programa organizado pelo Conselho Pastoral Paroquial, teve início no dia 17, com a visita domiciliária do Senhor Bispo, acompanhado do Pároco, a cerca de duas dezenas de paroquianos cuja idade avançada ou doença os impedia de participar activa e presencialmente nos encontros e nas celebrações da visita. Assim, percorreu os quatro cantos da freguesia, desde os Altos à Ribeira e de Mosteirô a Caldas de Aregos, concluindo-se as actividades desse dia com um  encontro na Capela de Santa Maria Madalena de Caldas de Aregos, com os paroquianos residentes nesse lugar.

No segundo dia da Visita Pastoral, dia 18 de Março, o Senhor Bispo teve um primeiro encontro com o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade, nas instalações do Centro Paroquial, sendo homenageado pelo referido grupo com um antiquíssimo “cramol”, um cantar tradicional e espécime precioso do folclore desta freguesia. De seguida e sempre acompanhado pelo Pároco, deslocou-se à Sede da Junta de Freguesia, para cumprimentar a Assembleia e a Junta da União de Freguesias de Anreade e S. Romão de Aregos. Depois de umas palavras de saudação e boas-vindas da senhora presidente da Junta da União de Freguesias, que se manifestou profundamente reconhecida e sensibilizada pela gentileza de uma visita tão honrosa, e da leitura da acta da reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia expressamente convocada para o efeito, Sua Excelência Reverendíssima, foi obsequiado com uma lembrança constituída por uma miniatura de um “barco rabelo”, o campo de trabalho de grande parte dos homens da freguesia, nos séculos passados, como Arrais e Marinheiros, e que, por isso mesmo, faz parte do brasão da freguesia de Anreade. Foi oferecido um “porto de honra” aos presentes, com cavacas e vinho fino produzidos na freguesia.

De regresso ao Salão do Centro Paroquial, sua Excelência Reverendíssima, teve um encontro muito alegre e espontâneo com as 60 crianças da catequese, acompanhadas pelos seus catequistas, pais e mães, tendo reunido a seguir com mais de uma dezena de jovens que se vêm preparando para receber o Santo Crisma. Finalmente, encontrou-se em Assembleia Geral com os cristãos mais comprometidos na vida da paróquia, que servem a comunidade em todos os sectores da vida pastoral, ou seja, na evangelização, na liturgia, na acção sócio-caritativa e no arranjo e asseio da igreja paroquial, juntando-se-lhes outros paroquianos que quiseram participar. Foi um encontro claramente franco e muito frutuoso, com importantes orientações e incentivos para todos os presentes, para o serviço da Igreja e para o trabalho da Evangelização.

No dia 19 de Março, último dia da Visita Pastoral, pelas 15 horas, Sua Excelência Reverendíssima chegou ao adro da igreja paroquial, profusamente engalanado como se impunha, acompanhado pelo Senhor Vigário-Geral, Monsenhor Joaquim Dias Rebelo e pelo Senhor Pró-Vigário Geral, Padre João Carlos da Costa Morgado. Acolhido pela comunidade cristã  reunida no adro, foi cumprimentado especialmente pelos membros do Conselho para os Assuntos Económicos e saudado por um dos jovens que íam receber o Santo Crisma. Nas sua saudação, o jovem chamou-lhe “o Pai que vem confirmar os seus filhos na Fé, o Pastor que vem guiar as suas ovelhas pelos caminhos da Verdade, o Mestre que vem ensinar aos seus discípulos a doutrina da Vida e o Amigo que vem animar os fiéis na sua Caminhada Cristã!”, acrescentando que todos os Crismandos fizeram uma caminhada de catequese desde a Solene Profissão de Fé, agora complementada com algumas reuniões de preparação próxima orientadas pelo pároco, e concluindo que pretendiam ser cada vez mais responsáveis na vivência da fé, na divulgação do Evangelho, no testemunho de Cristo, e no serviço da Igreja.

Homenageado por um ramo de flores entregue por uma criança da catequese, a que se seguiu uma salva de palmas por parte de todos os presentes, deu-se início à celebração Eucarística com a procissão de entrada em redor da Igreja paroquial. Beijada a Cruz Paroquial pelo senhor Bispo à entrada do templo, seguiram-se as cerimónias habituais, tendo 12 jovens da paróquia recebido o santo Sacramento do Crisma.
Animou toda a celebração o Grupo Coral Litúrgico da Paróquia.

No final da celebração eucarística, depois de Sua Excelência Reverendíssima, ter benzido uma nova imagem de S. José para passar a estar na igreja exposta à veneração dos fiéis, o Pároco, Padre Joaquim Correia Duarte, em seu nome e em nome da paróquia,  dirigiu-lhe algumas palavras de saudação e de gratidão, dizendo: “Este dia é inesquecível para a paróquia, pela visita do pastor da Diocese que nos veio ver, ouvir e falar, pelo seu carinho, bondade e simpatia para com todos, pelo seu cuidado em não esquecer ninguém (nem os sãos, nem os doentes, nem os vivos, nem os mortos), e também por transmitir a alguns dos nossos jovens, os dons do Divino Espírito Santo.”
Com a presença de Vossa Excelência Reverendissima entre nós, nestes 3 dias, todos vimos e sentimos, nos olhos e no coração, a sabedoria de um mestre, a segurança de um pastor, os cuidados de um pai, a ternura de uma mãe e a proximidade de um amigo. Bem-haja.

Lido pelo pároco um pequeno relato ou ata da Visita, exarado no “Livro de Honra das Visitas Pastorais”, documento assinado pelo Senhor Bispo, pelos Senhores Vigário Geral e Pró-Vigário Geral e pelo Pároco, organizou-se uma grande e significativa procissão ao Cemitério Paroquial, onde Sua Excelência Reverendíssima orou pelos falecidos da comunidade e deu a toda a assembleia a bênção final com que se concluiu a Visita Pastoral.

A paróquia de S. Miguel de Anreade fica eternamente grata por tão honrosa visita, que foi mais uma bênção especial de Deus para toda a comunidade paroquial.
Bem-haja, Senhor Bispo.


José Dias Gabriel

Comments:

There are 0 comentários for VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. MIGUEL DE ANREADE

Enviar um comentário