O EVANGELHO DO DIA (27.08.18)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 04:34


27.Agosto.18
O EVANGELHO DO DIA
Evangelho segundo S. Mateus 23,13-22.
Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque fechais aos homens o reino dos Céus: vós não entrais nem deixais entrar os que o desejam.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque devorais as casas das viúvas, com o pretexto de prolongadas orações. Por isso, sereis mais rigorosamente julgados.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque dais volta ao mar e à terra, para fazerdes um convertido, mas, tendo-o conseguido, fazeis dele um merecedor da Geena, duas vezes mais do que vós.
Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Quem jurar pelo santuário a nada se obriga; mas quem jurar pelo ouro do santuário tem de cumprir’.
Insensatos e cegos! Que vale mais: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?
Dizeis também: ‘Quem jurar pelo altar a nada se obriga; mas quem jurar pela oferenda que está sobre o altar tem de cumprir’.
Cegos! Que vale mais: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda?
Na verdade, quem jura pelo altar jura por tudo o que está sobre ele.
E quem jura pelo Santuário jura por ele e por Aquele que o habita.
E quem jura pelo Céu jura pelo trono de Deus e por Aquele que nele está sentado».

COMENTÁRIO
Temos uma boca interior, em nosso coração, e tudo o que sai dela nos contamina se é ruim, nos purifica se é bom. É desta boca que se fala no Evangelho de hoje. Os judeus reprovavam o Salvador porque seus discípulos não lavavam suas mãos antes de comer. Aqueles homens que tinham uma pureza totalmente exterior repreendiam e estavam cheios de impurezas por dentro. Aqueles homens que faziam censura só eram justos diante dos homens. Contudo, o Senhor buscava acima de tudo nossa pureza interior, que quando existe necessariamente transborda para o exterior. Purificai o interior, disse ele, de modo que o exterior também se torne puro. Senhor disse também em outro lugar: Dai o que tendes em esmolas e tudo ficará puro para vós (Lc 11,41). De onde vem a esmola? Do coração. Estender a mão não é nada se o coração não for tocado. Mas, se o coração é tocado de compaixão, Deus aceita a nossa esmola, mesmo que a mão não tenha nada para dar.
Santo Agostinho de Hipona
Bispo e Doutor da Igreja († 430).
Imagem: É do interior da terra que nascem as flores que nos encantam e os frutos que nos consolam. É do interior dos corações, que saem os bons sentimentos e as boas acções.

Comments:

There are 0 comentários for O EVANGELHO DO DIA (27.08.18)

Enviar um comentário