O EVANGELHO DO DIA (02.03.22)

Publicada por Correia Duarte | | Posted On at 04:04

 02.03.22

QUARTA-FEIRA DE CINZAS
INÍCIO DO TEMPO SANTO DA QUARESMA

O EVANGELHO DO DIA
Evangelho segundo São Mateus 6,1-6.16-18.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus.
Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto,
para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente no que é oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».



COMENTÁRIO
Entramos no tempo santo da Quaresma, com a celebração de Quarta Feira de Cinzas.
As cinzas postas nas nossas cabeças servem para nos lembrar que não somos deuses, nem heróis, nem santos.
Somos simples seres humanos, mortais e pecadores.
Assim sendo, somos convidados por Deus e pela Igreja a ser humildes, a pôr os nossos corações em Deus, a voltarmo-nos mais para Ele e a abrir-nos mais ao amor uns dos outros.
A indiferença para com Deus, para com os valores do Evangelho, o descuido e o desleixo na nossa vivência religiosa, e a indiferença para com as necessidades do próximo marcam negativamente a nossa vida e temos que da a volta a isso.
É essa a conversão que somos chamados a fazer ao longo deste tempo santo, para renovarmos a nossa mente e o nosso coração e passarmos da injustiça, da mentira, do egoísmo, da indiferença e do pecado à santidade, à verdade e à caridade que é própria de um filho de Deus.
Só assim ressuscitaremos com Cristo na Páscoa que se avizinha e que ao longo da Quaresma nos dispomos a preparar.
Os meios que temos ao nosso dispor para conseguirmos essa renovação da nossa vida, são os que Jesus nos recomendou e recomenda: o JEJUM, a ORAÇÂO e a ESMOLA.
Tudo feito com humildade.
Sem dar nas vistas, senão estragamos tudo.

Comments:

There are 0 comentários for O EVANGELHO DO DIA (02.03.22)

Enviar um comentário