FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 04:45

14. Setembro,17
FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Esta festa recorda-nos o infinito amor de Deus pela humanidade.
A cruz foi o instrumento de que Deus se serviu para nos salvar. Sofrendo e morrendo na cruz, Jesus libertou-nos do poder do demónio, pôs ao nosso dispor o perdão de Deus, e deu Sentido e Esperança à nossa vida.
Santo André de Creta diz: "Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro."
E eu digo, de mãos postas e de joelhos no chão:
Obrigado, meu Jesus, pelo que sofreste nessa cruz por mim, e por todos, mesmo pelos que não sabem disso, mesmo pelos que não fazem caso disso.
________________________________________________________________________
Um pouco de história
Segundo a tradição, a Vera Cruz foi descoberta em 326 por Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 335, com uma parte da cruz em exposição.
Em 13 de Setembro desse ano, ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la.
Em 614 os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio, em 628.
Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro.

Comments:

There are 0 comentários for FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Enviar um comentário