O EVANGELHO DO DIA (21.11.17)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 03:50

21.Novembro.17
O EVANGELHO DO DIA
Terça-feira da 33ª semana do Tempo Comum
Evangelho segundo S. Lucas 19,1-10.
Naquele tempo, Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade.
Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos.
Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura.
Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali.
Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa».
Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria.
Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa dum pecador».
Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais».
Disse-lhe Jesus: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque Zaqueu também é filho de Abraão.
Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido».


COMENTÁRIO
Como Zaqueu, devemos nós também abrir a nossa casa, a nossa alma, o nosso coração, pela Fé, pelo Amor, e, mais ainda pela Sagrada Comunhão, para que o Senhor se hospede em nós e nos transforme no Seu Amor.
______________________________________________________________________
« Escuta, ó alma, qual é a tua dignidade. Tão grande é a tua simplicidade que nada pode habitar a morada do teu espírito, nada pode aí morar exceto a pureza e a simplicidade da eterna Trindade. Escuta as palavras do teu Esposo: «Se alguém Me ama guardará a minha Palavra; Meu Pai amá-lo-á e viremos a ele e faremos nele morada» (Jo 14,23); e noutra passagem: «Desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa.»
«Regozija-te, pois, ó alma feliz, e prepara-te o melhor possível por poderes ser a anfitriã de tal visitante.
Que feliz é a alma em quem Deus encontra o seu repouso, pois pode dizer: Aquele que me criou repousa debaixo do meu tecto, na minha alma, no meu coração. Ele não poderá, pois, recusar o repouso do céu, àquela alma que Lhe ofereceu o repouso nesta vida.»
«Ó palavra verdadeiramente surpreendente e mui admirável! O Rei cujo esplendor é admirado pelo sol e pela lua, cuja majestade é reverenciada pelo céu e pela terra, cuja sabedoria ilumina as legiões dos espíritos celestes e cuja misericórdia sacia a assembleia de todos os bem-aventurados, é este Rei que te pede hospitalidade. Ele deseja e cobiça a tua morada mais do que o seu palácio celeste, pois compraz-Se em habitar com os filhos dos homens.»
Autor do comentário: São Boaventura (1221-1274), franciscano, doutor da Igreja
Fonte: EAQ.org

Comments:

There are 0 comentários for O EVANGELHO DO DIA (21.11.17)

Enviar um comentário