OS SANTOS DO DIA (20.06.18)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 04:13

20.Junho.18
OS SANTOS DO DIA
BEATAS TERESA, SANCHA E MAFALDA

De uma só família portuguesa nasceram três irmãs que tiveram uma vida religiosa a serviço Deus. Mas antes de tomarem suas decisões, duas delas se casaram, sendo, que uma constituiu família e a outra não consumou seu matrimônio em razão da morte do marido. Já a terceira nunca desejou se casar. São elas: Teresa, Mafalda e Sancha.

Beata Teresa
A infanta Teresa de Portugal, filha de D. Sancho I, nasceu em 1177 e foi rainha de Leão, tendo tido três filhos antes da declaração da nulidade (nulo) do seu casamento com Afonso IX, por consanguinidade. Voltando ao país, recolheu-se ao mosteiro de Lorvão, onde se fez cisterciense. Restaurou o velho convento e ali se refugiou durante a guerra que seu marido moveu contra o rei português para fazer valer os direitos que alegava deter pelo seu matrimónio então desfeito. Ficou conhecida pela sua caridade para com os humildes e desprotegidos. Teve papel importante na procura de uma solução para as contendas entre seus sobrinhos Sancho II e Afonso III.
Beata Sancha
Nascida em Coimbra, em 1180, filha de D. Sancho I e da rainha D. Dulce, a infanta D. Sancha foi educada na piedade e rigidez. Quando herdou de seu pai a vila de Alenquer e o seu termo, ali fundou dois conventos, confiando um aos dominicanos e o outro aos franciscanos. Para si mesmo, fundou o convento de Celas, em Coimbra, onde toma o hábito de cisterciense e ficou a residir até a sua morte.

Beata Mafalda
Nasceu em 1195. Foi também casada neste caso com Henrique I de Castela. Na menoridade dele, cuja morte deixou livre Da. Mafalda, esta, preferindo também a tudo o recolhimento e vida do claustro, adaptou, para a ordem de Cister, o convento beneditino de Arouca, onde se consagrou ao serviço de Deus para todo o resto da sua vida. A sua vocação religiosa afirmou-se bastante cedo, na opção por uma vida retirada nos seus Paços de Alenquer, onde se entregou ao cuidado de enfermos pobres e peregrinos, directamente ou através dos mendicantes, que protegeu especialmente, mesmo depois da tomada do hábito cisterciense. A recusa do casamento com Fernando III de Castela foi a afirmação definitiva da sua opção pela vida religiosa, assumindo, a irrevogabilidade da sua condição virginal.
O processo de beatificação de D. Sancha e suas irmãs tiveram inicio em 1669, sendo concluído em 23 de Dezembro de 1705, por Bula de Clemente XI.
O Calendário litúrgico celebra a Beata Sancha e suas irmãs no dia 20 de Junho.

Comments:

There are 0 comentários for OS SANTOS DO DIA (20.06.18)

Enviar um comentário