O EVANGELHO DO DIA (13.07.19)

Publicada por Correia Duarte | Etiquetas: | Posted On at 03:17

13.07.19
O EVANGELHO DO DIA
Evangelho segundo São Mateus 10,24-33.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «O discípulo não é superior ao mestre, nem o servo é superior ao seu senhor.
Ao discípulo basta ser como o seu mestre e ao servo ser como o seu senhor. Se ao chefe da família chamaram Belzebu, quanto mais aos da sua casa?
Não tenhais medo dos homens, pois nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nada há oculto que não venha a conhecer-se.
O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido proclamai-o sobre os telhados.
Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes Aquele que pode lançar na geena a alma e o corpo.
Não se vendem dois passarinhos por uma moeda? E nem um deles cairá por terra sem consentimento do vosso Pai.
Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Portanto, não temais: valeis muito mais do que todos os passarinhos.
A todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens, também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus.
Mas àquele que Me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos Céus».


COMENTÁRIO
Crescem as correntes de água e as tempestades retumbam, mas nós não tememos ser engolidos por elas. Estamos firmemente fundamentados na rocha.
Por mais que o mar se enraiveça, não quebrará a rocha; por mais que as correntes saiam de seus leitos, não podem engolir a barca de Jesus. Dizei-me, o que temeremos? A morte? Minha vida é Cristo e tenho desejo de morrer. O exílio? Do Senhor é a terra e tudo o que ela encerra. O confisco dos bens?
Nada trouxemos ao mundo e nada poderemos levar dele. Rio de tudo aquilo que pode infundir medo neste mundo. Seus bens me provocam risos. Não temo a pobreza, não desejo a riqueza. Não tenho medo da morte. O Senhor me deu dons.
Então, por minhas próprias forças me fio dele? Tenho em minhas mãos sua Palavra: esta é meu ponto de apoio, aqui se apoia minha segurança, este é meu porto de salvação.
Ainda que todo o universo se ponha a tremer, eu tenho sua Palavra. Ela é a muralha de meu amparo, é minha garantia.
O que me indica? Eu estou convosco todos os dias, até o final do mundo.
Se Cristo está comigo, o que temerei? Que se aproximem as ondas do mar e a cólera dos poderosos: tudo isso não pesa mais que uma teia de aranha.
Autor do comentário:
São João Crisóstomo,
Monge e bispo de Constantinopla; doutor da Igreja (349?-407).

Comments:

There are 0 comentários for O EVANGELHO DO DIA (13.07.19)

Enviar um comentário