O EVANGELHO DO DIA (28.02.22)

Publicada por Correia Duarte | | Posted On at 03:13

 28.02.22

O EVANGELHO DO DIA
Evangelho segundo São Marcos 10,17-27.
Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante dele e Lhe perguntou: «Bom Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna?».
Jesus respondeu: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus.
Tu sabes os mandamentos: "Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe"».
O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude».
Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me».
Ao ouvir estas palavras, o homem ficou abatido e retirou-se pesaroso, porque era muito rico.
Então Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no Reino de Deus!».
Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus».
Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?».
Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível».



COMENTÁRIO
Este jovem, bom e bem intencionado, perguntou a Jesus o que deveria fazer para alcançar a vida eterna.
Cumpridor das leis de Deus, pelos vistos, ele era, mas Jesus convidou-o para "voar mais alto" e para não se contentar com os seu "mínimos".
Mas ele não foi capaz. Não foi capaz e foi-se embora, triste. Tinha muito bens e não foi capaz de os deixar para trás. Se tivesse seguido Jesus, hoje saberíamos o seu nome e até seria venerado nos nossos altares por milhões e cristãos, tal como são venerados os discípulos de Jesus que O seguiram, deixando tudo.
Também nós somos convidados por Jesus a procurar a Deus e ao Seu Reino, em primeiro lugar e acima de tudo.
Quem é capaz de desprender-se do que o pode impedir de dar a Deus o primeiro lugar no seu coração e na sua vida - ambições de dinheiro, de fama, de vaidade, de prazeres - sentirá sempre uma alegria e uma paz verdadeira e eterna.
Quem não é capaz de dominar o desejo e a procura desmedida de bens materiais, de luxo, de fama, de bem- estar e de prazeres, não deixará lugar para Deus no seu coração e na sua vida, viverá numa falsa ilusão de felicidade, ilusão que depressa se desvanecerá como o fumo da fogueira ou como as bolinhas de sabão.
Respondamos afirmativamente ao Senhor, em tudo o que Ele nos vai pedindo em cada momento da nossa vida.

Comments:

There are 0 comentários for O EVANGELHO DO DIA (28.02.22)

Enviar um comentário